Porque se sacrificar assim tanto e de graças, para estas criança ?

São cerca de três semanas que nós sentimos fazer esta pergunta, e a coisa mais estranha não é a pergunta, mas quem continuam a fazer esse tipo de perguntas. Mas por enquanto não queremos citar nomes ou dizer o tipo de trabalho deles , acreditamos mais útil para tirar essa curiosidade dando uma resposta, na esperança de que alguém entenda a importância e abraça a nossa causa.

Então, porque se sacrificar tanto assim e de graças para estas crianças ?

 

1) do ponto de vista da moralidade: deveria ser uma prioridade para nós adultos proporcionar a todas as crianças o direito a um bom estilo de vida suficiente para garantir o seu desenvolvimento físico, mental, moral e social. Fornecer um local adequado pra eles ficar nas horas em que não estão na escola, porque,em uma época como a atual, onde o tempo livre das nossas crianças sofrem mais e mais a  influência negativa da atividade, muito menos formação, ou mesmo alienante, oferecer um espacio onde poder se divertir e ficar longe dos problemas que as ruas sempre oferece , è um imperativo.

 

2) do um ponto de vista legal: A Convenção sobre os Direitos da CriançaAdotada em Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 declarou:

 

Art.1 

Para efeitos da presente convenção considera-se como criança todo ser humano com menos de 18 anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.

Art.2 

1 – Os Estados Partes respeitarão os direitos enunciados na presente Convenção e assegurarão sua aplicação a cada criança sujeita à sua jurisdição, sem distinção alguma, independentemente de sexo, idioma, crença, opinião política ou de outra natureza, origem nacional, étnica ou social, posição econômica, deficiências físicas, nascimento ou qualquer outra condição da criança, de seus pais ou de seus representantes legais.

2 – Os Estados Partes tomarão todas as medidas apropriadas para assegurar a proteção da criança contra toda forma de discriminação ou castigo por causa da condição, das atividades, das opiniões manifestadas ou das crenças de seus pais, representantes legais ou familiares.

Art.3 

1 – Todas as ações relativas às crianças, levadas a efeito por instituições públicas ou privadas de bem-estar social, tribunais, autoridades administrativas ou órgãos legislativos, devem considerar, primordialmente, o melhor interesse da criança.

2 – Os Estados Partes comprometem-se a assegurar à criança a proteção e o cuidado que sejam necessários ao seu bem-estar, levando em consideração os direitos e deveres de seus pais, tutores ou outras pessoas responsáveis por ela perante a lei e, com essa finalidade, tomarão todas as medidas legislativas e administrativas adequadas.

3 – Os Estados Partes certificar-se-ão de que as instituições, os serviços e os estabelecimentos encarregados do cuidado ou da proteção das crianças cumpram os padrões estabelecidos pelas autoridades competentes, especialmente no que diz respeito à segurança e à saúde das crianças, ao número e à competência de seu pessoal e à existência de supervisão adequada.

Art.4 

Os Estados Partes adotarão todas as medidas administrativas, legislativas e de outra natureza, visando à implantação dos direitos reconhecidos nesta Convenção. Com relação aos direitos econômicos, sociais e culturais, os Estados Partes adotarão essas medidas utilizando ao máximo os recursos disponíveis e, quando necessário, dentro de um quadro de cooperação internacional.

Art. 31 

1 – Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. 

2 – Os Estados Partes promoverão oportunidades adequadas para que a criança, em condições de igualdade, participe plenamente da vida cultural, artística, recreativa e de lazer. 

Art.33 

Os Estados Partes adotarão todas as medidas apropriadas, inclusive medidas legislativas, administrativas, sociais e educacionais, para proteger a criança contra o uso ilícito de drogas e substâncias psicotrópicas descritas nos tratados internacionais pertinentes e para impedir que as crianças sejam utilizadas na produção e no tráfico ilícito dessas substâncias.

 

3) do ponto de vista medico-cientifico: “MENS SANA IN CORPORE SANO” Como falavam os latinos,  não há nenhuma frase mais apropriada para reiterar, mais uma vez, por ocasião da re-apresentação do nosso Projeto VBB Basquet&Educação “, que o desporto fora do horário escolar só pode fazer o bem aos nossos filhos, mesmo do ponto de vista da aprendizagem.

 

Claro que nós não estamos dizendo que apenas se inscrever para o Basquetebol para se tornar os genes , mas no caso dos testes servem para confirmar a sentença das pesquisas cientifica sobre o esporte juvenil que acaba de ser publicado em várias revistas.

 

O primeiro estudo, conduzido por Linda Pagani, da Universidade de Montreal e publicado no American Journal of Health Promotion mostrou que a atividade desportiva da tarde, estruturada e conduzida regularmente, desenvolve um senso de disciplina necessária para se envolver de forma rentável, mesmo na escola.

 

A equipe de professores Pagani analisados os 2694 estudantes nascidos em Quebec entre 1997 e 1998, considerando fatores como compromisso com a educação, controle impulsividade e capacidade de atenção, e o resultado foi único: Estatisticamente, as crianças que que realizaram actividade desportiva regular desde o jardim de infância têm demonstrado ao longo do tempo uma maior capacidade de se concentrar e controle de emoção, com um impacto positivo e direto sobre o desempenho acadêmico.

 

O segundo estudo, conduzido pela equipe de pesquisadores da New York University School of Medicine e do Instituto Kline Nathan para Psychiatric Research, foi publicado no American Journal of Health Promotion, e tem mostrado que há uma correlação direta entre a resistência à insulina, o consumo máximo de oxigênio, e integridade lóbulo frontal do cérebro. Basicamente, como atividade física regular e uma boa corrida de forma que permita não só para controlar o peso, mas também para desenvolver a área do cérebro encarregada de memória visual e vigilância.

 

Então precisa ainda de mais motivações pra começar a fazer algo em esta direção? 

As crianças são o nosso legado, cuidar deles agora podemos garantir um futuro melhor!

 

Scrivi commento

Commenti: 10
  • #1

    Diego (martedì, 12 aprile 2016 18:57)

    Tou com saudades dos treinos, mas práticamente os tiraram de nós, Obrigado aos responsáveis por acabar com nossas alegrias...

  • #2

    Felipe (martedì, 12 aprile 2016 21:03)

    Não consegue ver que a criança é o futuro e a esperança!

  • #3

    vera (mercoledì, 13 aprile 2016 05:29)

    Obrigado Enzo por tudo que tem feito por essas crianças. Pela dedicaçao, pelo empenho e pelo seu ideal de torna-las pessoas do bem e melhores. Pela preocupaçao com o futuro delas e principalmente por defende-las e acreditar no potencial que possuem. Num mundo tao acelerado, cada vez mais egoista e individualista teríamos que apoiar todos aqueles que se predispoem a doar seu tempo, gratuitamente, a realizar projetos como o seu. Infelizmente parece mais facil fazer o mal que fazer o bem!
    Por essas crianças, e pelo futuro delas, lhe peço em nome de todas as maes...NAO DESISTA!!!!

  • #4

    Enzo&Erika (mercoledì, 13 aprile 2016 09:54)

    Nao è nossa intenção desistir , porque achamos que nunca se deveria desistir quando se fala de educação. Aqui todo mundo acha que se trata so de esporte, e em parte comprendo eles , sendo que não são acostumado com a pratica do esporte, achando que lançar uma bola no meio da quadra e deixar os meninos jogar seja fazer esporte. Nada de mais errado ! Esporte e não e so regras praticas o saber tudo de como e feita uma quadra o uma bola , o esporte e mais que todo , regras de comportamentos , de respeito do próprios parceiros e dos adversários , o que os inglês chamam de "Fair Play".
    Isso é o espírito que deu origem ao esporte na história. Mas também é um elemento fundamental para a sociedade civil....

  • #5

    Bernardo (mercoledì, 13 aprile 2016 13:10)

    Essa experiência com o VBB foi uma das melhores que eu tive e espero continuar com ela. Não vejo motivo por nos impedir. Que volte logo

  • #6

    Luan (mercoledì, 13 aprile 2016 20:55)

    Glr vamos se esforçar pra conseguirmos os nossos horarios de volta!!! N podemos se render assim facil e sair de cabeça baixa , vamos lutar pelo o q e nosso , vamos fazer esse baixo assinado e pegar nossos horarios de volta !!! O basquete e inportante pra gente e o professor ta se matando pra poder conseguir esses horarios pra nós msm , o professor precisa de nossa ajuda agr mais do q nunca !!!!! N vamos se render facil glr , vamos lutar pelo o que e nossooo !!!!! O professor sozinho n vai conseguir da conta gente , bora se unir e pegar esses baixo assinados , a união faz a força glr !! é tds por um e um por tds!!!

  • #7

    david (venerdì, 22 aprile 2016 09:43)

    Cara tô com saudades dos treinos pena que às pessoas não conseguem enxergar que o esporte para nós crianças uma grande oportunidade para crescer, tanto no esporte como na vida

  • #8

    marreta (venerdì, 22 aprile 2016 09:54)

    Eu gostava muito mas infelizmente tinha parado de treinar um mês antes e agora q decidi voltar vou ficar mas um mês sem treinar por causa da falta de estádio[...]
    Eh culpa desses políticos safados q n pensam em mais ninguém além delese.
    #safafos

  • #9

    julio santos (sabato, 30 aprile 2016 22:40)

    A única coisa que eu tenho na dizer é, gente não vamos nos render, se a vida nos dá brócolis ao envés de alface, podemos fazer uma salada. O que eu quero dizer com isso, se eles deram esses horários para nos, com um pouquinho mais de esforço e dedicação, nos iremos consegui. Antes de mais nada quero agradecer ao prof Enzo por sua dedicação, e por não desistir de nós. Reconhesso que é um trabalho difícil, mais não impossível.
    Muito Obrigado.
    Todos nós te amamos.

  • #10

    denilson (martedì, 21 novembre 2017 05:16)

    são pessoas assim que deveriam estar no congresso nacional representando, nós o povo que se preocupa em dar algo e contribuir para formação dos jovens.